Texto: criação colectiva a partir de textos do blog Roupa Prática Encenação: criação colectiva a partir de textos do blog Roupa Prática Estreia: 02-03-2013 | Legendary Café, Sintra Roupa Prática: blog assumidamente feminino, transposto para teatro em versão "café-concerto".
Quatro amigas encontram-se num bar e entre conversas soltas todas reclamam ser a misteriosa autora do blog "Roupa Prática". Todas asseguram ser a "Essência" do Feminino. Conseguirá o público, entre as gargalhadas e as meias-verdades, tomar parte deste convívio e descobrir quem afinal é mesmo a autora deste blog não fictício? Roupa Prática é criação colectiva a partir de uma selecção de textos do blog. O blog "Roupa Prática" já existe desde 12 de Março de 2009, tendo alcançado 478 seguidores e desperto o interesse por 239153 visitantes. Até à data.
0 Comments
Texto: Nuno Vicente Encenação: Nuno Vicente Estreia: 08-02-2013 | Casa de Teatro de Sintra
Catarina ama Edward.
Harry ama Edward. Edward não sabe se ama... Ainda existe drama assim? Verão sufocante numa qualquer ilha do mediterrâneo, onde Harry e Edward habitam uma casa isolada. Harry tenta escrever um novo romance na companhia de um caranguejo. Edward desenha um plano de fuga enquanto luta com um armário. Catarina entra em rota de colisão com a pacatez podre da ilha. Harry e Catarina lutam pela posse do último despojo: Edward. Três personagens a fugir da morte. Três personagens a correr para a morte. De quem será o sangue que corre para o mar? Texto: Susana C. Gaspar Encenação: Susana C. Gaspar Ante-estreia: 16-12-2011 | Centro Cultural Olga Cadaval Estreia: 17-02-2012 | Casa de Teatro de Sintra Outras apresentações: Lisboa, Teatro da Comuna | Tavira, sede da Associação Min-Arifa Prémios: Espectáculo seleccionado no concurso Jovens Criadores 2012 (Clube Português de Artes e Ideias)
«Não sei quantos éramos, talvez 280, 300. Havia 40 mulheres, oito delas somalis, como eu.»
Disse Asha Omer, grávida, de 21 anos, que se salvou porque o marido a agarrou pelo cabelo. Desde Janeiro de 2011, mais de 40 mil imigrantes clandestinos venceram as costas de Lampedusa fugindo da guerra e da pobreza. Chegam em pequenas embarcações amontoadas de gente, sem água, sem comida, a esta ilha do sul de Itália com apenas 6 mil habitantes autóctones. As reacções desencadeadas perante as crescentes notícias sobre naufrágios, o consequente número de mortos, repatriações, histórias incríveis de sobrevivência, constituem o material de trabalho de Lampedusa. "Este é um trabalho necessariamente enformado pela visão crítica de cidadãos de uma Europa que brilha aos olhos de quem parte de África", afirma Susana C. Gaspar. "Cruzando diferentes narrativas sobre a ilha, incluindo o nosso próprio diário de viagem a Lampedusa, propomos uma reflexão performativa sobre alguns conceitos tangenciais a este tema: identidade, território e fronteiras." Texto: a partir de Um Auto de Gil Vicente, de Almeida Garrett Encenação: Nuno Vicente Estreia: 08-07-2011 | Palácio Nacional de Sintra
Viaje até ao século XVI, junte-se à corte de El-Rei D. Manuel I e experimente o luxo e o requinte de Uma Noite no Palácio. Acompanhe 23 actores, músicos e bailarinos numa experiência teatral única: à "jóia da coroa" que é o Palácio Nacional de Sintra juntámos o olhar romântico de Almeida Garrett sobre o teatro de Gil Vicente, a música e a dança renascentistas.
*** Gil Vicente organiza um grandioso espectáculo no Paço de Sintra para as cerimónias de despedida da Infanta D. Beatriz, que está de partida para Itália, onde casará com o Duque de Sabóia. Mas o coração da Infanta pertence ao poeta Bernardim Ribeiro, que num assomo de romantismo se faz passar por uma das actrizes de Gil Vicente, para assim chegar perto da sua amada. Um amor proibido em risco de ser descoberto por El-Rei D. Manuel I e por Chatel, maquiavélico embaixador italiano... Poderá o amor triunfar perante a adversidade? |
PortfolioConheça os espectáculos realizados pela Utopia Teatro Data de estreia
November 2014
|